Alto Falantes e Caixas Acústicas Recuperação de alto falantes e construção de caixas acústicas para várias finalidades, desde pequenos ambientes até complexos sistema de P.A. com subwoofers poderosos e Line-Array de alta coerência.
Projetamos alto falantes e sistemas acústicos para instrumentos específicos personalizados.
51 3066-0808
51 9882-0896(Whatsapp)
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Line-Array - Guia de Ondas Simétricas com Caixas tipo KF835
Sabemos que as KF são ótimas caixas e hoje são usadas suspensas em sistemas fly (caixas convencionais instaladas no alto) com bons resultados. O maior problema é a falta de médios altos e agudos em distâncias longas.
Os sistemas line-array visam resolver melhor estes problemas com os efeitos conseguidos na dispersão com o uso dos arranjos simétricos em linha vertical, frente de ondas planas (com guia de ondas) que se somam (acoplam) mais facilmente a irradiação de um driver(alto falante) com o outro, minimizando ou eliminando os efeitos de cancelamento de frequências nos ângulos dos cruzamentos (comb-filter), e com a redução da atenuação de 6 dB nos sistemas convencionais para 3 dB em line-array, em função da distância.
Toquei neste assunto, porque acredito que as KFs ligeiramente remodeladas, com os alto falantes de 12" colocados um sobre o outro em uma única coluna, com as cornetas retiradas, (cortadas fora) para que os alto falantes fiquem bem próximos um sobre o outro, com guias de ondas, como o nosso, colocados ao lado das KF, em caixa separada, mas encostadas nas KFs, um guia sobre o outro na vertical, vai resultar em um excelente sistema line array verdadeiro, e até melhor do que muitos que existem a venda por aí...
Claro, que o ideal é utilizar o sistema line-array verdadeiro, com os gabinetes para line-array Ensea que fabricamos aqui, pois estes tiram proveito da tecnologia desenvolvida e aprovada pelos profissionais do áudio em sistemas de grande porte, acrescentada de técnicas comprovadas para desempenho e qualidade excelentes, em todos os fatores, parâmetros e aspectos possíveis.
Por exemplo: Nosso sistema usa um guia (lente acústica) na frente dos AFs de 12" que acoplam as impedâncias do cone do AF às impedâncias do ambiente, de forma mais eficiente que as KFs, com mais precisão, e acrescentamos a isso o controle da dispersão vertical com o formato da frente da onda, quase plana, que confere efeitos semelhantes ao guia de ondas mencionado acima.
Resumindo:
É possível compor um sistema com guias de ondas combinadas com caixas KF!!!
1 - Corta-se fora a parte da corneta das caixas KF, a caixa vai ficar com 2 AFs de 12" somente. No P.A., "empilha-se" estas caixas uma sobre a outra, uma coluna em cada lado do P.A.
2 - Fazer uma caixa para os guias de ondas, pode ser dois em cada caixa, um sobre o outro, provavelmente vai dar uma medida próxima a que ficou a altura das KF sem corneta, melhor se for igual. Acoplar esta caixa ao lado de cada KF nas colunas.
3 - Pronto!!! Você tem um sistema line-array!!! Lembre-se: Este sistema funciona melhor em uma coluna única em cada lado do P.A., se precisar dobrar, coloque duas colunas de 12" juntas e uma ou duas colunas de drivers do lado, juntas.
Sucesso e Paz para todos!!!
Marcadores:
caixas acústicas,
Flai,
Fly,
Guia de Ondas,
line-array,
PA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
fiquei curioso na parte da lente acustica nos af de 12" aí me veio uma questão, qual seria o efeito de construir uma guia de ondas para um alto falante (menor) digamos de 8 ou 6 pol.?
Postar um comentário